segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Sessão de esclarecimento sobre autismo


No dia 16 de dezembro, fomos a uma das Unidades de Ensino Estruturado da nossa escola,  para aprendermos sobre o autismo. A professora Cristina Araújo mostrou-nos um filme, ensinou-nos uma canção e deu-nos um folheto informativo. Ficámos a compreender melhor as dificuldades das crianças com autismo e a saber como lidar com elas.

 Eis a informação do folheto, que levámos para casa para ler com os pais.


O QUE É O AUTISMO? 

O autismo altera a forma como vemos e experienciamos o mundo.
Uma criança com autismo não interpreta as coisas ou os sentimentos como tu. É difícil para um miúdo com autismo relacionar-se com outros miúdos ou expressar-se através de palavras. Normalmente isolam-se num mundo deles e precisam de ajuda para comunicar. 

Estes são alguns dos sintomas mais comuns nas crianças com autismo:
Dificuldade em relacionar-se com as outras pessoas: a maior parte das crianças autistas não gostam de ser olhadas nos olhos, nem que lhes toquem e preferem ficar sozinhas.
Dificuldades em falar e comunicar: cerca de 4 em cada 10 crianças autistas não conseguem falar. Outras sofrem de outro problema, chamado de efeito eco, porque apenas repetem o que lhes foi dito.
Não gostam de mudanças: as crianças com autismo gostam de rotinas, o que significa fazerem sempre as mesmas coisas da mesma maneira. Podem reagir muito mal quando alguém lhe altera as rotinas, porque deixam de saber como fazer as coisas. 

Viver com o autismo
Muitas crianças com autismo ligeiro vão crescer e ser capazes de viverem a sua vida de forma autónoma. Mas aqueles com autismo mais profundo vão sempre precisar de ajuda. Mas não te esqueças, todas as crianças com autismo podem ter uma vida feliz se tiverem o apoio e amor dos pais, irmãos, família, médicos, professores e colegas.

Diferente…
Afinal ser diferente é normal!



Sem comentários:

Enviar um comentário